Lula receberá na segunda-feira a tocha dos Jogos Pan-Americanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que segundo a Secretaria de Comunicação Social passa o domingo em Brasília, receberá na segunda a tocha dos Jogos Pan-Americanos, a ser acesa às 11h30 em cerimônia no Palácio do Planalto.

A tocha para os Jogos que se realizarão no Rio de Janeiro deverá chegar ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek por volta das 11 horas e será entregue ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Além de Lula e do governador, participarão da cerimônia no Palácio do Planalto o ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Depois de acesa, a tocha será entregue aos atletas Jaqueline Pires e Gustavo Borges, que iniciarão uma caminhada de revezamento pelas ruas de Brasília e da cidade satélite de Taguatinga. A cada 400 metros, a tocha será conduzida por diferentes personalidades, passando pela Esplanada dos Ministérios, Catedral Metropolitana de Brasília, Praça dos Três Poderes, Avenida das Nações, Ponte JK e Avenida L2 Sul.

No final dessa avenida, a tocha será levada de carro até Taguatinga, onde passará pela Avenida Comercial Norte até o Centro Administrativo do Governo do Distrito Federal. De lá, irá novamente de carro para o centro de Brasília e a caminhada final será do Memorial JK ao Congresso Nacional.

A chama percorrerá 27 capitais brasileiras até chegar ao Rio de Janeiro no dia 13 de julho, quando será aberta a 15ª edição dos Jogos. No último dia 4, a tocha foi acessa nas pirâmides de Teotihuacán, no México, e seguiu para o Brasil, onde chegou no dia seguinte em Porto Seguro (Bahia). De lá, foi escoltada até Santa Cruz Cabrália, para ser acesa no local da realização da primeira missa no país, em 1500.

Voltar ao topo