Lula quer fórum contra a guerra

Brasília

– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ao secretario-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, que realize uma reunião de alto nível de países interessados em buscar uma saída pacífica para a crise no Iraque. A reunião seria convocada sob a autoridade moral e política da Secretaria-Geral da ONU, e serviria como um fórum de discussão de idéias para evitar um possível conflito no Iraque. A sugestão foi feita através de uma carta entregue ontem a Annan pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Na carta, o presidente relata os contatos que vêm mantendo com diversos líderes mundiais e informa que todos eles têm se mostrado de acordo com a necessidade de promover o desamamento do Iraque sob a autoridade do Conselho de Segurança da ONU. Na carta, o presidente relata que encontrou divergências entre os líderes sobre a melhor maneira de alcançar o desarmamento. Alguns líderes acreditam que é preciso mudar o regime, enquanto outros países, como o Brasil, que está preocupado com as conseqüências políticas, econômicas e humanitárias de uma guerra, preferem insistir na continuidade das inspeções.

As informações foram divulgadas pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer, que informou também que o presidente Lula conversou por telefone, na manhã de ontem, com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, cujo país é membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU. Lula também falou com o presidente da França, Jacques Chirac, sobre a crise com o Iraque. O presidente brasileiro já conversou sobre o Iraque com o presidente chileno, Ricardo Lagos, o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, e o premier britânico, Tony Blair.

Voltar ao topo