Lula quer controle digital nas escolas

Porto Alegre – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem que o governo pretende implantar em 2005 um projeto “revolucionário” para controlar a freqüência de estudantes nas escolas por meio de registro digital, uma forma de atacar a gazeta escolar. “Com isso o gestor público não só terá melhores condições de planejamento, como também de intervenção imediata nas escolas que apresentarem baixa freqüência”, disse, ao abrir o 4.º Congresso Mundial da Internacional da Educação, que conta com a participação de educadores de mais de 160 países.

Por determinação do presidente Lula, o ministro da Educação, Tarso Genro, terá 20 dias para concluir a nova medida, pela qual os prefeitos, governadores e o governo federal poderão avaliar, no final do dia, o número de alunos que compareceu à escola. Semanas depois da polêmica em torno do relatório sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), das Nações Unidas, que classificou o Brasil na 72.ª posição entre os 177 países analisados, o presidente enfatizou a prioridade de seu governo com a educação. Ele desfiou dados do governo para mostrar avanços de programas educacionais, com ênfase ao Bolsa-Família e ao Brasil Alfabetizado.

Segundo Lula, o Bolsa-Família, que beneficia mais de quatro milhões de famílias pobres, está contribuindo diretamente para combater o analfabetismo. Lula enfrentou protestos de militantes do PSTU contra seu governo.

Voltar ao topo