Lula promete não fazer obra eleitoral

Carneirinho – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que em seu governo não haverá obra eleitoral. A afirmação foi feita durante a inauguração da ponte sobre o Rio Paranaíba, ligando os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. “Não quero obra que seja a minha marca. Quero (obra) se for para beneficiar uma cidade, uma região e o país”, disse Lula. O presidente criticou a lentidão na construção da ponte, que levou dez anos para ser concluída.

A ponte mede 662,7 metros de comprimento e 16 de largura e ficou orçada em R$ 127 milhões. Lula lembrou que existem 88 obras com problemas no país, inacabadas ou em péssimo estado de conservação. O presidente criticou que não é possível que se inicie uma obra e quando tiver 25% ou 50% em andamento seja paralisada por problemas técnicos ou de falta de recursos. E disse que ao iniciar uma obra, é necessário que todos os projetos estejam aprovados, sejam técnicos ou relacionados ao licenciamento ambiental.

O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, lembrou que a ponte faz parte do programa do governo federal de conclusão das obras inacabadas. “O presidente determinou que se fosse dada prioridade na conclusão de obras em andamento, que beneficie a região e o país”, disse o ministro Anderson Adauto. Ele adiantou que o presidente Lula leva a sério o trabalho de recuperar esse grande patrimônio nacional, que são as estradas federais brasileiras, e disse que tem a honra de fazer parte do governo de um presidente que conhece o Brasil efetivamente.

O ministro Anderson Adauto informou que existem 30 mil quilômetros de estradas em péssimas condições, e que até o final deste ano o governo vai recuperar 4 mil quilômetros de estradas federais. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, disse que a ponte inaugurada hoje é uma obra significativa do atual governo para o desenvolvimento da região do Triângulo Mineiro, do Mato Grosso do Sul e também de Goiás. “É uma obra que atende não apenas a essa região, mas ao país”. O governador mineiro lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique, ao longo dos seus 8 anos de mandato, procurou dar continuidade à construção dessa ponte. Em seu discurso, cometeu a gafe de chamar o governador mineiro, Aécio Neves, de “Aécio Nunes”.

Voltar ao topo