Lula promete dobrar o mínimo em seu mandato

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu que irá dobrar o salário mínimo, em termos reais, em quatro anos de governo. O governo Fernando Henrique conseguiu isso em oito anos. Lula também garantiu que, se eleito, encaminhará ao Congresso, ainda no primeiro ano de governo, as reformas tributária (que ele espera seja o mais próximo de um consenso nacional) e previdenciária (sem mexer nos direitos adquiridos), além de mudanças na estrutura sindical e legislação trabalhista.

Ainda segundo ele, a reforma agrária e a reforma política ?estarão na pauta de discussão? e o Brasil deverá ser ?mais ousado? no relacionamento com o exterior, com ?um representante comercial em cada embaixada?. “É preciso vender melhor os nossos produtos. O Brasil não pode continuar sendo visto como o país do carnaval, do futebol, do desmatamento ou das crianças de rua”, afirmou, em entrevista no Recife.

Todas essas mudanças serão possíveis a partir da construção de um pacto social que, segundo Lula, será firmado com toda a sociedade organizada, num governo seu. “Fernando Henrique disse que ia fazer um pacto numa cópia do Pacto de Moncloa, de Felipe Gonzalez, da Espanha, mas não conseguiu porque só se faz um pacto se se tiver interlocutores sérios, éticos e com muita moral na sociedade”, avaliou.

“E ninguém tem mais isso do que eu – um dos mais importantes sindicalistas da história do Brasil, que criou o mais importante partido político da América Latina e meu vice José de Alencar, um dos maiores empresários do País”, disse.

Voltar ao topo