Lula pretende se eleito subsidiar produtos agrícolas nacionais

O candidato da Coligação Lula Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN), afirmou hoje estar disposto, caso seja eleito, a subsidiar produtos agrícolas nacionais se os países que têm relação comercial com o Brasil mantiverem essa mesma política de comércio exterior.  ?Ou eles (outros países) param de dar subsídio ou a gente vai ter de dar subsídio para o nosso agricultor?, disse, em seminário com representantes de entidades ligadas ao setor, realizado em Ijuí, interior do Rio Grande do Sul.

Lula ponderou, após o evento, que ?o ideal seria que ninguém precisasse do subsídio?. ?Se todos os países que têm relação comercial com o Brasil põem dinheiro nos seus produtos para poder exportar, vamos brigar muito na Organização Mundial do Comércio (OMC) para evitar isso?, disse, referindo-se, principalmente, à União Européia (UE), que injeta cerca de R$ 40 bilhões anuais na agricultura em forma de subsídios, e à política exterior dos Estados Unidos em relação aos produtos.

Na segunda-feira (22), em São Paulo, Lula se encontrou com o representante de Comércio da UE, Pascal Lamy, com quem falou sobre o assunto. ?Já há uma discussão aprofundada de que eles (Europa) vão começar a ajudar o produtor ao invés de dar subsídio ao produto?, lembrou hoje o candidato da Coligação Lula Presidente, para quem as relações comerciais entre países tem de ser tratada como um guerra. ?Não tem moleza; é pior que Grêmio contra Internacional (clássico do futebol gaúcho), negócio é guerra e é isso que precisamos fazer.?

Voltar ao topo