Caracas – O ex-ministro do Planejamento venezuelano e o editor do jornal Tal Cual, Teodoro Petkoff, propuseram ontem a mediação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na crise diplomática entre Colômbia e Venezuela, desencadeada pela captura do guerrilheiro Rodrigo Granda. "Talvez o melhor intermediário para este diálogo deva ser o presidente Lula, que coincidentemente estará em visita à Colômbia nesta quarta-feira", ressaltou o Tal Cual em suas páginas editoriais da edição de ontem.
"Com as boas relações que o governante brasileiro mantém com seus dois homólogos andino-amazônicos, sua intervenção poderia ser realmente providencial", disse. O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, se reunirá nesta quarta-feira com Lula por quatro horas na cidade colombiana de Leticia, que faz fronteira com o Brasil.
"Como indicam a lógica, a história e a conveniência dos dois países, isto não pode continuar e deve-se encontrar uma saída prática antes que uma escalada de conseqüências absolutamente indesejáveis aconteça", disse o editorial assinado por Petkoff, opositor do governo do presidente Hugo Chávez.


