Lula perde a paciência: “Criticar é muito fácil”

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se irritou ontem com manifestantes que reclamaram da atuação do governo durante seu discurso na abertura da Conferência Nacional de Meio Ambiente. “Aprendi a fazer política na confrontação. Se eu tivesse medo de grito eu acho que nem teria nascido”, disse Lula após alguns dos presentes levantarem uma faixa de protesto e fazerem barulho com apitos. A faixa dizia: “O PL (projeto de lei) de Biosegurança está sendo destruído, e o governo não vai fazer nada?”.

Lula, que vinha lendo um discurso preparado, passou a fazer comentários de improviso. “É muito fácil as pessoas criticarem. É muito fácil as pessoas colocarem obstáculo ao invés de quererem construir”, disse o presidente. A política ambiental do governo tem sido alvo de constantes críticas e foi um dos motivos alegados pelo deputado Fernando Gabeira (RJ) ao deixar recentemente o PT, partido do presidente.

Na solenidade, Lula assumiu um discurso ambientalista para dirimir a imagem do governo, que ficou arranhada com a edição da Medida Provisória 131, que liberou o cultivo e comercialização de soja transgência para a safra 2003/04. Lula chamou a Conferência, que teve participação do governo na sua organização, de “marco importante” para o meio ambiente e criticou o fato de o Projeto de Lei que regulamenta a preservação da Mata Atlântica brasileira nunca ter sido aprovado pelo Congresso. Segundo o presidente, o PL deve ser votado no próximo dia 3 de dezembro.

“Há 11 anos o Projeto de Lei da Mata Atlântica tramita no Congresso Nacional. Agora, nós acreditamos que haverá habilidade suficiente por parte dos líderes de governo para construir um acordo que garanta sua aprovação”, disse. Em ato simbólico, crianças que representavam todos os estados brasileiros plantaram sementes de árvores, que mais tarde foram regadas pelo presidente e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O presidente Lula anunciou a criação de um grupo interministerial de trabalho para discutir o desmatamento da Amazônia, atualmente a questão mais sensível e reivindicada por ambientalistas.

A ministra Marina Silva afirmou que a idéia do governo é que todos os recursos aprovados no orçamento do próximo ano sejam liberados para a política ambiental.

Mais tarde, no Rio de Janeiro, Lula disse no encerramento do 23.º Encontro Nacional de Comércio Exterior, no Hotel Glória, que o país critou as bases para voltar a crescer. Lula anunciou novos incentivos às exportações e garantiu que o país voltará a crescer, gerando os empregos que necessita.

Voltar ao topo