Lula pensa em desistir da reeleição

Brasília – "Eu não sou Collor. Eu não sou Fernando Henrique Cardoso. Não vou sujar minha biografia por causa de uma reeleição." Foi o que disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conversa com assessores no Palácio do Planalto na noite de anteontem, segundo divulgou ontem o colunista Jorge Moreno em seu blog no Globo Online.

No bate-papo, Lula teria admitido a hipótese de não disputar as eleições de 2006, em que poderá tentar um segundo mandato. O presidente acabou sendo provocado ontem para voltar ao tema.

Em cerimônia no Palácio do Planalto para sancionar a lei do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, convidados gritaram frases como "Um, dois, três, Lula outra vez". Ao iniciar seu discurso, Lula respondeu: "Isso nós só vamos discutir mais para frente".

Depois, em outro evento (lançamento da proposta de criação da Universidade Federal do ABC), disse que não se preocupa com a pequenez de uma eleição. "Estamos pensando em construir o país para uma nova geração. Se a gente estivesse trabalhando com a pequenez de apenas uma eleição, provavelmente nada disso aqui teria sido feito", disse.

Voltar ao topo