Lula pede ao povo que tenha paciência feminina

Brasília – Ao participar da 1.ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, no Clube do Exército, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a paciência da mulher e pediu que o povo brasileiro tenha a mesma paciência para esperar os resultados das ações do governo. Lula disse que muitas coisas não podem ser feitas em 18 meses de governo, em quatro anos de mandato ou mesmo em muitos anos, e afirmou que o importante é que sua administração está dando passos, por menores que sejam, para construir um país diferente.

A declaração, feita pela quinta vez em menos de dois meses, ocorreu durante a cerimônia de abertura da 1.ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Segundo Lula, seu governo está construindo as bases do que precisa ser feito para melhorar o País. “As mulheres aprenderam a ter paciência. As mulheres não precisam nem gritar nem esbravejar e essa paciência é que precisamos ter porque estamos tentando construir no Brasil as bases do que precisa ser feito. O importante é que se estabeleça como regra que estamos dando passos, por menores que eles sejam”, discursou.

Lula disse que passou a vida toda dizendo, desde quando era líder sindical, que o importante para um governante, um político, não é saber a quantidade de asfalto ou salas de aula que ele deixou, mas sim estabelecer uma relação entre Estado e sociedade. “A mais importante obra que o governante pode deixar para seu povo não é a quantidade de asfalto ou de sala de aula que ele deixou, mas sim a relação que o Estado estabelece com a sociedade e vice-versa”, afirmou o presidente, citando como exemplo esse tipo de conferência.

Lula disse ainda que esta foi a nona conferência em 18 meses de governo e disse que nesse período seu governo adotou várias ações importantes para a mulher, como a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e até mesmo o bolsa-Família. Segundo ele, 93% de todo o dinheiro do Bolsa-Família é repassado diretamente para as mulheres porque o governo entende que o dinheiro será cuidado com mais carinho e será gasto com mais eficácia por elas.

O presidente criticou a discriminação das mulheres dizendo que elas continuam ganhando menos do que os homens. Também citou a violência contra as mulheres e disse que tem se empenhado para mudar a situação em parceria com as mulheres. “Ao libertar as mulheres, na verdade, nos libertaremos a todos nós”, disse Lula, que ficou com voz embargada ao citar algumas mulheres históricas, como Joana D? Arc.

Voltar ao topo