Lula pede: “Acreditem no Brasil”

Madri – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exortou ontem empresários espanhóis a investirem mais no País. “Não vão se arrepender de acreditar no Brasil”, disse Lula durante uma reunião com um grupo destacado de executivos de grandes conglomerados do país. De acordo com o site do jornal econômico “Cinco Dias”, o presidente Lula comentou sobre o programa de reformas sociais, “tão necessárias para o povo brasileiro”, e convidou todas as empresas espanholas a se unirem no esforço de construção de infra-estrutura e de consolidação de uma América do Sul mais unida, justa e próspera. “Farão um bom negócio.”

O presidente da Confederação Espanhola das Organizações Empresariais (CEOE), José Maria Cuevas, disse que existe um compromisso de investimentos de longo prazo dos empresários espanhóis no Brasil. “Os atuais vínculos com o Brasil se dão em circunstâncias que obrigam a que as relações fiquem mais estreitas e profundas”, disseram fontes diplomáticas espanholas ao “Cinco Dias”, os quais destacaram ainda as “excelentes relações políticas” entre ambos os países.

À noite, no discurso proferido no jantar oferecido pelo Rei Juan Carlos I e a Rainha Sofia, no Palácio Real, Lula, destacou o importante papel das empresas espanholas no país que criou um novo e importante fator de aproximação entre Brasil e Espanha. “Os expressivos investimentos também fortaleceram ainda mais a integração entre o Brasil e o Mercosul”, afirmou. A Espanha é o segundo país com o maior volume de investimentos no Brasil, perdendo somente para os EUA.

Segundo, Lula, os dois governos compartilham interesses nos planos político e cultural. “Há uma convergência de interesses que se realiza também com uma crescente presença da iniciativa privada, das instituições acadêmicas e de ensino e das organizações sociais de ambos países”, disse o presidente.

“Os laços entre nossos dois governos vão além dos limites de uma relação estritamente bilateral. Influencia as negociações dentro dos respectivos blocos regionais que integramos”, disse Lula para explicar que a Espanha atua nos foros da União Européia e o Brasil negocia com seus sócios regionais no Mercosul e na consolidação de um bloco sul-americano.

Lula lembrou que é firme o propósito do seu governo em atender as legítimas aspirações do povo brasileiro por melhores condições de vida. “Por essa razão, a ação diplomática do Brasil orienta-se por uma forte visão humanista. Serve de instrumento de defesa dos valores universais, do desenvolvimento nacional e da inclusão social.”

Voltar ao topo