Lula pede a prefeitos apoio na Previdência

Brasília – A reforma da Previdência transformou-se numa obsessão para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tanto é que o presidente vem fazendo uma peregrinação para defender a sua reforma previdenciária. Ontem, Lula apareceu de surpresa numa reunião de mais de 120 prefeitos do PT, realizada em Brasília, para pedir apoio à proposta. Na semana passada, fizera o mesmo num encontro de dirigentes estaduais petistas. O motivo da preocupação de Lula, o déficit da Previdência previsto para este ano, é de R$ 63 bilhões.

Ainda neste mês, Lula tratará do assunto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), com o Congresso quando falará das prioridades, durante a sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, e com os governadores. Com estes últimos, grupo de forte influência nas decisões do Congresso, o presidente dedicará dois dias de discussões em reuniões na Granja do Torto.
Na segunda-feira, o presidente pregou a necessidade da reforma previdenciária a todos os seus ministros, na reunião ministerial do Torto, quando anunciou o corte de R$ 14 bilhões no Orçamento da União ano.

Ao mesmo tempo em que Lula corre atrás de apoio à reforma antes mesmo de enviar o projeto para o Congresso, o chefe do Gabinete Civil, José Dirceu, reafirmou ontem que esta é a reforma prioritária do governo.

Voltar ao topo