Lula leva ministros na Caravana da Fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará, a partir de hoje, os estados de Piauí, Pernambuco e Minas Gerais, na chamada “Caravana da Fome”, da qual farão parte 32 autoridades, entre ministros e assessores do governo, além de convidados.

A partida de Brasília para Teresina, capital do Piauí, será às 8 horas, com chegada prevista para 8h50. Na cidade, o grupo conhecerá, primeiro, a favela Vila Irmã Dulce, marcando, assim, as ações do Programa Fome Zero do governo. Após um almoço oferecido pelo governo estadual, Lula e comitiva embarcarão, às 14h30, para Recife, onde está programada uma visita à Comunidade Brasília Teimosa.

Em Recife, o prefeito da cidade, João Paulo, que coordena a visita presidencial à capital pernambucana, explicou que a escolha do local de visita é como uma referência ao maior programa social do presidente Lula, o Fome Zero, com uma abordagem dos problemas de miséria da população como um todo, tanto na questão da moradia em situação precária, quanto na falta de emprego, distribuição de renda, de saúde, de educação, de saneamento, de cultura e de lazer.

Brasília Teimosa conta com seis mil habitações, uma população de 30 mil habitantes e 580 palafitas construídas precariamente, do lado do mar, abrigando cerca de duas mil famílias.

O projeto da municipalidade para requalificar toda a área prevê a regeneração da praia, das vias de acesso e urbanização, o que requer uma ação integrada no entorno do local, visando a devolver o espaço à comunidade, além de garantir às famílias retiradas da beira-mar habitação com infra-estrutura e inclusão no programa de geração de emprego e renda.

A estimativa de investimento para Brasília Teimosa é de R$ 11 milhões. A Prefeitura dispõe, no momento, de R$ 2 milhões. Para viabilizar o projeto, o prefeito João Paulo defende uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Lula irá conhecer a casa de dona Erinalda Maria da Silva, de 37 anos, que vive em uma das 150 palafitas. A casa de dona Erinalda, como todas as outras palafitas da favela, foi construída em cima do mar e, todos os anos, no período das marés altas, sofre a ameaça de desabamento. Dona Erinalda tem dois pequenos cômodos que são divididos por ela, seu marido e dois filhos.

Desempregada, ela foi escolhida por moradores da favela para receber a visita do presidente devido à sua atuação na luta por melhores condições de vida para a população de Brasília Teimosa. “Estou nessa luta há 14 anos.” Amanhã, a comitiva presidencial chegará a Montes Claros, em Minas Gerais, de onde seguirá de carro para Araçuaí, uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil. Os visitantes percorrerão, a pé, a cidade de Itinga, na mesma localidade, e retornarão depois a Brasília. A comitiva será integrada pelo presidente, sua mulher, Marisa Lula da Silva, ministros, secretários de Estado e o corregedor geral da União, Waldir Pires.

Um pé em Davos e outro no FSM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne ainda hoje com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, com o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, e com o secretário de Comunicação, Luiz Gushiken, para acertar sua ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A viagem de Lula será no fim do mês. Na mesma semana, Lula deve ir ao Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, que foi criado em oposição ao Fórum Econômico.

A terceira versão do Fórum Social Mundial acontece entre os dias 23 e 28 de janeiro e deve reunir cem mil ativistas de 120 países. Como contraponto do Fórum Econômico Mundial, aposta que um outro mundo globalizado é possível. A tônica é que deve ser de esquerda, pacífico e socialmente justo.

Lula sempre freqüentou o fórum e até lançou sua candidatura nele, no ano passado. Agora, como presidente, ele fará uma palestra, com a cobertura de três mil jornalistas, pelo menos mil deles do exterior. Ano passado, a palestra foi do lingüista Noam Chomsky, que falou da paz.

Nas conferências, já confirmaram presenças o escritor argentino Eduardo Galeano, o cineasta italiano Ettore Scola e o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Voltar ao topo