Lula intervém para liberar indenização a anistiado

Brasília – Foi preciso a interferência do Palácio do Planalto para que a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça fizesse uma reparação histórica e aprovasse indenização de anistiado para Wantuil Gomes dos Santos, um personagem anônimo da política nacional e com uma extensa biografia na luta da resistência. Por designação do comitê central do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Wantuil foi segurança do líder Luiz Carlos Prestes nos anos que antecederam o golpe militar de 1964.

Nos anos 50, Wantuil liderou greves, foi preso várias vezes e apanhou na cadeia. Em 1969, chegou a ser levado para ser fuzilado na Serra de Santos (SP), mas escapou da morte por problemas na operação militar que liquidaria a sua vida.

Aos 89 anos, com sério problema de audição por conta da tortura que sofreu, Wantuil mora nos fundos da casa de um de seus filhos com a mulher Luiza Ruth, na Cidade Tiradentes, um bairro miserável na zona leste de São Paulo. Sobrevive com aposentadoria da assistência social de R$ 255.

O caso de Wantuil foi aprovado na comissão no mês passado. Ele irá receber R$ 100 mil de indenização. Mas o processo só andou depois que ele enviou uma carta manuscrita ao presidente da República, em janeiro.

Voltar ao topo