Lula herda país cheio de problemas

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e todos os seus ministros ouvirão amanhã dos técnicos da equipe de transição que durante mais de 50 dias produziram um diagnóstico do governo federal: a situação na área de aviação e no setor elétrico é pior do que se imaginava. Há muito se sabe que as empresas desses dois ramos enfrentam dificuldades – no caso do elétrico, as companhias privadas -, mas a conclusão é de que essas companhias estão a um passo de quebrar e precisam de uma solução urgentíssima.

Os relatórios preparados pela equipe comandada por Antonio Palocci, futuro ministro da Fazenda, e Luiz Gushiken, que ocupará o cargo de secretário de Comunicação de Governo, já foram entregues aos ministros escolhidos por Lula, que adotou a expressão “bombas de efeito retardado” para designar os problemas que imagina herdar. Na área de transportes, a situação também foi considerada muito ruim, com precariedade em todas as estradas federais. Algumas, como a BR-153, no trecho conhecido como Belém-Brasília, estão com trechos gigantescos totalmente pulverizados. Somente um recapeamento da massa asfáltica não resolverá. Terá de ser feito novamente o serviço de terraplanagem e pavimentação avaliou a equipe de transição. As rodovias da Bahia, de Minas Gerais e de Goiás estão entre as menos conservadas do País.

Problemas

A situação da saúde é preocupante, por causa da perspectiva de recrudescimento da dengue. O relatório referente à Previdência aponta para a inviabilidade do sistema, caso não seja feita uma urgente reforma do setor. Lula já disse que esta é uma de suas prioridades. No setor agrícola, a possibilidade de escassez e falta de arroz e milho é o que mais preocupa. No caso do milho a situação é mais grave, porque a área plantada neste ano sofreu redução. O produto deverá faltar a partir de setembro.

O problema é que apenas Argentina e Estados Unidos teriam estoque de milho para vender. E o milho destes dois países é transgênico. Acontece que o Brasil não tem uma legislação clara a respeito deste tipo de produto e a importação seria problemática. Antes de tudo, será preciso resolver essa questão, uma das mais polêmicas, e a regularização dos transgênicos tem opositores ferrenhos dentro do PT.

Foi por causa dos relatórios que apontam para tantos problemas que o presidente eleito disse, na terça-feira, que a situação do País é pior do que se imagina. Mesmo assim, afirma o presidente do PT, José Genoíno (SP), o balanço a ser apresentado não será de nenhuma maneira catastrófico. “Vamos ser realistas. Mostrar o que está acontecendo, quais as perspectivas. Não podemos ser catastróficos e de nenhuma maneira apavorar a sociedade”, diz ele.

Depois da reunião, Lula não mais sairá de Brasília. Ficará na Granja do Torto para despachos com seus futuros auxiliares, até a posse. De acordo com informações de Lula, ele somente voltará a São Paulo para visitar os filhos, que não o acompanharão na mudança para Brasília, pelo menos no primeiro momento.

Voltar ao topo