Lula, Garotinho, Ciro e Serra fazem comícios

Brasília (AG) – Desde ontem, os candidatos à Presidência da República começam a campanha nas ruas. Todos prepararam eventos especiais para marcar o início da disputa. Os quatro principais candidatos à presidência farão comícios pelo país. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, fez o primeiro comício em São Paulo, no Vale do Anhangabaú. Durante a passeata Lula afirmou que o rompimento da aliança entre o seu partido e o PL em Minas Gerais, reduto eleitoral do empresário José Alencar (PL), candidato a vice-presidente na chapa do petista, é um ?pequeno abalo sísmico que não chega a afetar a campanha nacional?.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PSB), iniciou a campanha em território conhecido: fez uma caminhada num centro comecial do Rio. Estava acompanhado pelo candidato do PL ao Senado (foto), bispo Marcelo Crivella, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Essa parceria pode ser a primeira baixa na aliança nacional entre o PT e o PL. À noite, Garotinho fará comício em Salvador.

O senador José Serra, candidato do PSDB, optou para fazer o primeiro discurso em Teresina, Piauí, priorizando a região Nordeste, onde tem poucos votos. Ciro Gomes, da Frente Trabalhista (PPS-PDT-PTB), fez uma escolha simbólica para dar o pontapé inicial à campanha: escolheu a sua cidade natal, Sobral, no interior do Ceará, para fazer o primeiro comício.

Programação

O candidato da Frente Trabalhista (PPS, PDT e PTB), Ciro Gomes (PPS), escolheu a sua cidade natal para iniciar a sua campanha nas ruas. Ciro vai participar de um comício em Sobral, no interior do Ceará, marcado para às 20 horas no Arco de Nossa Senhora de Fátima, um dos pontos mais tradicionais da cidade. O comício será animado por bandas de forró e terá a presença da namorada de Ciro, a atriz Patrícia Pillar, que tem sido uma das estrelas dos programas de televisão do PDT e do PTB. No domingo, Ciro Gomes participa de outro comício em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo.

O ritmo de campanha de Ciro é intenso. Segundo sua assessoria, ele pretende visitar de cinco a seis cidades por dia, fazendo pequenos comícios em caminhões de som. Outra estratégia do candidato é fazer comícios regionais, isto é, em cidades que podem atrair pessoas de outros municípios como, por exemplo, Petrolina (PE), no sertão nordestino, que tem influência também no norte da Bahia.

Caminhada

Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma grande caminhada no centro de São Paulo pela manhã. O evento começou na Praça do Correio e terminou com no Vale do Anhangabaú. Lula estava acompanhado do candidato a vice em sua chapa, o senador José Alencar (PL-MG), e das principais lideranças do partido. Nas pequenas e médias cidades, o PT prepara atos em locais de grande concentração popular. Todos os diretórios estaduais estão mobilizados com a intenção de igualar a campanha deste ano à de 1989, quando toda a militância petista foi para as ruas.

O secretário nacional de mobilização do PT, Francisco Campos, explicou que tudo foi filmado para ser mostrado nos programas de televisão. Segundo ele, a campanha de Lula será centrada nestes programas e na mobilização da militância. Lula também vai participar de alguns showmícios a serem marcados. Provavelmente, o candidato petista contará com a participação da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano e do pagodeiro Zeca Pagodinho.

O evento que marcou o início da campanha de rua de Garotinho foi um comício em Salvador.

Voltar ao topo