Lula faz pedido e Samek aceita comandar a Itaipu

O porta-voz da Presidência da República, André Singer, confirmou ontem o nome do deputado federal eleito Jorge Samek (PT-PR) para presidir a Itaipu Binacional. Selma Schons, atual vereadora do PT em Ponta Grossa (PR), ocupará a vaga de Samek na Câmara dos Deputados a partir de fevereiro. Deputado federal mais votado de Curitiba e Região Metropolitana, Jorge Samek, 47 anos, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assume a Itaipu atendendo a um convite especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Samek iniciou sua atuação política como líder do movimento estudantil. Foi chefe do escritório do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF) de União da Vitória (1979) e do litoral paranaense (1981). Seu trabalho em defesa da Mata Atlântica ajudou a garantir a demarcação do Parque Estadual Pico do Marumby. Samek esteve na linha de frente da luta pelo resgate, para o domínio do estado, da ilha do Superagüi, mais tarde intitulada pela Unesco sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

Samek integrou como chefe de gabinete, a equipe do ex-secretário de Agricultura do Paraná no governo José Richa, Claus Germer, quando ajudou a desenvolver um programa revolucionário de microbacias e manejo integrado dos solos, manejo integrado de pragas, uso adequado de agrotóxicos e políticas exemplares de abastecimento e segurança alimentar.

Foi secretário de Abastecimento de Curitiba e presidente da Ceasa-PR (1985-1988), na gestão do prefeito Roberto Requião, hoje governador do Estado. Implantou o Mercadão Popular, o programa de compras comunitárias e o projeto Irmão Menor, entre outros, que se tornaram referência nacional.

Eleito vereador em Curitiba em 1988 pelo PMDB, filiou-se ao PT em 1990 e foi reeleito para outros três mandatos consecutivos. Samek é autor da Lei Municipal do Meio Ambiente de Curitiba e da Lei de Taxação Progressiva de Áreas Ociosas e da proposta de revisão do Plano Diretor. Além disso, Samek é especialista em Orçamento Público e em políticas urbanas. Em 1994, foi candidato a governador, e no ano seguinte foi eleito presidente do PT paranaense, quando consolidou o partido em mais de 250 municípios.

Samek é autor de dois livros sobre a capital paranaense: A Curitiba do Terceiro Milênio (editora Palavra) lança luzes sobre o futuro da cidade, dentro de uma visão democrática e humanista; Curitiba: entre o mito e a realidade (editora Clichepar) é coletânea de artigos publicados nos principais jornais paranaenses.

Voltar ao topo