Lula espera 300 mil na posse

A posse de um ex-metalúrgico na Presidência da República não será o único fato inédito do próximo dia 1º. Pela primeira vez na história do País, a conquista do Palácio do Planalto será comemorada com uma festa popular para a qual são esperadas aproximadamente 300 mil pessoas. Algumas, como o fotógrafo aposentado Antônio Francisco dos Santos, já começaram a chegar. Sob a coordenação do marqueteiro Duda Mendonça, que fez a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, o evento contará com 20 atrações, dentre as quais um show do futuro ministro da Cultura, Gilberto Gil.

A festa está programada para começar às 11h, ou seja, quatro horas antes do horário marcado para a posse. Grupos artísticos, cantores de várias partes do País e até uma escola de samba se revezarão em quatro palcos montados na Esplanada dos Ministérios, avenida na qual, além dos ministérios, estão localizados o Congresso Nacional e a Catedral de Brasília.

De São Paulo virá a Banda Bate-lata, formada por crianças e adolescentes da periferia de Campinas. Eles tocam instrumentos tradicionais e outros construídos de forma artesanal a partir de sucatas, canos de PVC e latas. Uma apresentação de 20 minutos está programada para a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. O grupo de danças folclóricas de Minas Gerais Aruanda também participará da festa.

Os grupos baianos Abadá, de capoeira, e Filhos de Gandhi, especializado em tambores, farão shows. Quem for à Esplanada poderá ainda assistir a apresentações de frevo e dos tradicionais bonecos gigantes de Olinda.

Da Região Norte virão o Balé Folclórico da Amazônia, e os Bois-bumbá Garantido e o Caprichoso, do Festival Folclórico de Parintins. Também estão previstas as participações de índios kawa, de Mato Grosso do Sul, e pataxós, da Bahia. Uma apresentação típica do Rio Grande do Sul também está programada.

Estrelas

A atração mais concorrida deverá ser o show de uma hora e meia que começará ao meio-dia e será comandado pela dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, colaboradores de Lula na campanha eleitoral. Além dos dois irmãos, deverão se apresentar no palco principal da Esplanada dos Ministérios Gilberto Gil, a roqueira Fernanda Abreu e o sambista Neguinho da Beija-Flor.

As apresentações deverão terminar às 14h35, ou seja, 25 minutos antes do horário programado para a posse. Às 15 h, Lula deverá chegar à Catedral de Brasília, onde se encontrará com o vice, José Alencar, e trocará de carro. Se o tempo permitir, eles desfilarão em um automóvel rolls-royce. Se estiver chovendo será em um papa-móvel.

Lula e José Alencar seguirão para o Congresso Nacional, onde ocorrerá a cerimônia de posse. Após a solenidade, que poderá ser acompanhada por meio de telões instalados na Esplanada dos Ministérios, eles irão para o Palácio do Planalto. Na sede do governo, o presidente Fernando Henrique Cardoso entregará a faixa presidencial a Lula e os novos ministros serão nomeados. Em seguida, Lula discursará do parlatório do Planalto. Para terminar, o presidente e seu vice desfilarão novamente pela Esplanada dos Ministérios.

Voltar ao topo