Lula e Chávez discutem integração energética e Mercosul

Brasília – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez reúnem-se nesta quarta-feira (26), em Recife, para tratar da integração energética entre Brasil e Venezuela. A adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) também será um dos assuntos abordados no encontro.

Lula e Chávez vão discutir termos de uma parceria entre a Petrobras e a estatal petrolífera venezuelana PDVSA, na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, além de visita às obras da refinaria, na região metropolitana de Recife.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, a expectativa é de que as negociações em torno da construção da refinaria sejam finalizadas. Apesar do contrato ainda não estar assinado, as obras foram iniciadas em setembro do ano passado.

"A expectativa é que se possa finalizar as negociações e, nessa reunião entre os presidentes [Lula e Chávez], presenciar a assinatura do contrato de associação entre a Petrobras e PDVSA", afirmou Baumbach.

De acordo com Baumbach, a previsão é de que metade do petróleo a ser refinado em Abreu e Lima seja fornecida pela Venezuela para equilibrar a balança comercial entre as duas nações que atualmente é superavitária para o Brasil.

Após a visita à refinaria, Lula e Chávez se reúnem para tratar de uma ampla agenda de temas, entre eles, o atual estágio da adesão da Venezuela ao Mercosul e as perspectivas de aprovação do protocolo de adesão pelo congresso brasileiro.

Também discutirão a cooperação entre os dois países para exploração de petróleo nos campos venezuelanos de Carabobo, a cooperação industrial e agrícola e o programa de liberalização comercial.

Ministros dos dois países também vão se reunir amanhã e negociar acordos que poderão ser assinados ainda durante a visita de Lula e Chávez a Pernambuco. Um exemplo é um memorando entre os Ministérios da Educação dos dois países para formação de estudantes brasileiros nos cursos de medicina integral comunitária da Venezuela.

Há também um tratado sobre transferência de pessoas condenadas e protocolo de intenções sobre cooperação em matéria de TV digital.

A visita de Chávez ao Brasil será encerrada com um jantar entre os dois presidentes. O próximo encontro entre Lula e Chávez
deve ocorrer em junho, na Venezuela.

Voltar ao topo