Lula diz que País está tendo consciência da necessidade de infra-estrutura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (5) em Ipojuca (PE) que a construção de novos navios petroleiros são sinais importantes de que o Brasil está tomando consciência da necessidade de se investir em infra-estrutura.

Lula participou da cerimônia que deu início ao Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro. No total, serão produzidos 49 navios. Durante a primeira fase do projeto, no estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE), serão produzidos dez petroleiros.

“Esse estaleiro é um movimento de consciência do nosso país porque a Petrobras está compreendendo que ela deixou de ganhar US$ 100 milhões na compra de uma coisa qualquer, mas ela está gerando emprego, consumo, salário, renda e possivelmente o que esses trabalhadores estão gastando no comércio”, disse o presidente.

Lula afirmou ainda que o estaleiro vai gerar vários empregos para a região. “Essa empresa foi capaz de transfomar cortador de cana em soldador, em montador. Essa empresa foi capaz de transformar pessoas da periferia em cidadãos de cabeça erguida orgulhosamente vestidos com macacão e com a sua carteira de trabalho assinada para levar para casa o pão, o leite e o feijão”.

Ele também mandou um recado para a oposição pedindo humildade e responsabilidade na aprovação de projetos importantes para o Brasil.

“Vocês podem xingar o presidente o quanto quiser, podem xingar os ministros o quanto quiser, mas na hora que tiver em jogo os interesses desse país, do povo, pelo amor de Deus sejam ao menos humildes, sejam decentes, dignos. Façam discurso contra o governo, mas votem nas coisas que vão beneficiar o trabalhador brasileiro”, criticou.

Lula participa ainda hoje (5) de cerimônia em comemoração aos 100 anos do nascimento de Josué de Castro, em Recife (PE). O presidente também estará presente no jantar de aniversário de 60 anos do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo (SP).