Lula diz que economistas impediram país de crescer durante mais de 20 anos

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (14), em Araraquara, no interior de São Paulo, que, durante mais de 20 anos, os economistas do governo impediram o país de crescer mais rapidamente.

"Durante 26 anos, este país estava preparado para não crescer ? havia uma lógica dos economistas do governo de que o Brasil não poderia crescer mais do que 3% ao ano, e nós queremos provar que o Brasil pode crescer 3%, 4%, 5%, 6%, e quanto a economia suportar", disse Lula.

Lula ponderou, no entanto, que é preciso ter cuidado para que o consumo não cresça mais do que a capacidade produtiva do país, para evitar a volta da inflação. "Se cresce muito o consumo e a indústria não investe em novas fábricas, nova produção, temos de volta uma doença de que não gostamos, que é a inflação, que muitas vezes favorece o rico, e quem paga o preço é o pobre, que vive de salário neste país."

O presidente citou a educação como uma saída para o desenvolvimento e lembrou que, em breve, lançará um programa para i levar a internet banda larga para 55 mil escolas públicas do país.

No discurso, o presidente também comemorou o fato de as pessoas que recebem o Bolsa Família estarem adquirindo bens de consumo, como geladeiras, e destacou que isso foi criticado pela imprensa. "É preciso acabar neste país com a idéia de que os do andar de baixo não podem nada e os do andar de cima podem tudo", afirmou.

Em Araraquara, o presidente assina ordens de início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento na área de saneamento e visita o canteiro de obras do contorno ferroviário e do novo pátio ferroviário de Tutóia, que também fazem parte do PAC.

Lula ainda inaugura a Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilda Rocha de Mello e Souza, que contou com recursos do governo federal vindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). no valor de R$ 792 mil.

Voltar ao topo