Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta segunda-feira (5) a importância de o governo construir maioria para aprovar, no Congresso Nacional, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) por mais quatro anos.

continua após a publicidade

Depois de participar, no Palácio do Planalto, da cerimônia de entrega do 1º Prêmio Internacional Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Lula se disse convencido de que os senadores aprovarão a renovação do tributo. ?Estou convencido de que a responsabilidade dos senadores vai fazer com que seja aprovada a CPMF?, afirmou Lula.

Segundo o presidente, a aprovação pela Câmara do projeto de lei complementar que regulamenta a Emenda 29, que define o repasse da União, dos estados e municípios para a saúde, facilitará a aprovação da CPMF no Senado. ?Foi feito um acordo e saúde vai levar uma boa parte do dinheiro da CPMF. Portanto, eu estou tranqüilo?, disse.

O presidente admitiu ainda que o Executivo pode avaliar mais concessões para aprovar a PEC. "Na medida em que puder ser feito algum ajuste que possa significar benefício para uma parcela da sociedade, vamos ver se é possível encaminhar. O que temos agora é que priorizar duas coisas, ou seja, temos que dar prioridade à agenda da comissão, que vai dar o parecer e votar a CPMF?, declarou.

continua após a publicidade

Depois de ter sido aprovada na Câmara dos Deputados, a PEC que trata da renovação da CPMF está atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Se a matéria for aprovada no colegiado, deverá ainda passar por dois turnos no plenário da Casa. O governo precisa do voto de 49 dos 81 senadores para prorrogar a CPMF.