Lula deve anunciar ministério só na quinta-feira

São Paulo

– O senador eleito por São Paulo Aloizio Mercadante disse ontem ao chegar na reunião do Diretório Nacional do PT que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva só deve anunciar o seu ministério depois de voltar da viagem aos Estados Unidos e México, na quinta-feira. De acordo com Mercadante, Lula deve apontar os nomes dos novos ministros de uma só vez. “Faltam apenas alguns nomes, e o Lula prefere anunciar toda a equipe conjuntamente”, confirmou. Ele afirmou ainda que o nome José Genoino deveria ser oficializado ontem como presidente nacional do PT.

“Eu acho que Genoino está muito bem contemplado. Ele assume a presidência de um partido que tem a maior bancada, a Presidência da República, o governo de três estados e várias prefeituras”, disse. No entanto, a reunião da cúpula do PT ontem não apresentou um consenso sobre quando o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai anunciar seu ministério. Esta foi a primeira reunião do diretório nacional do partido após as eleições.

Segundo o secretário-geral do partido, Luiz Dulci, cotado para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência, a reunião foi convocada para um balanço do quadro político e o novo papel do partido, mas o coordenador da equipe de transição, Antonio Palocci, e o coordenador-adjunto, Luiz Gushiken, discutiram no encontro a transição técnica. O líder do PT na Câmara, deputado João Paulo Cunha (SP), e o senador Eduardo Suplicy apresentaram dados sobre articulações no Congresso. A reunião serviria, ainda, para ratificar o nome do deputado José Genoino como novo presidente do PT.

Sobre o ministério, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) não acha impossível que Lula o anuncie antes de viajar para os Estados Unidos, na terça-feira, mas acredita ser mais provável que o anúncio ocorra na volta da viagem, na quinta-feira, e “em bloco”. “O presidente Lula prefere assim porque, com o anúncio em bloco mostra-se todo o conjunto”, declarou Mercadante, pouco antes da reunião. Segundo ele, estão sendo feitas “as conversas finais” para a montagem do ministério.

Voltar ao topo