Lula defende investimentos nas Forças Armadas

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar, disse em Brasília que é preciso que as Forças Armadas estejam bem equipadas e treinadas para que a soberania nacional possa ser garantida. “São muitos os desafios do novo governo, e o fato de uma prioridade receber maior atenção em um determinado momento não significa que os outros assuntos serão esquecidos”, declarou o presidente, durante a cerimônia, no Salão de Honra do Quartel General do Exército. Lula reconheceu que é necessário reequipar as Forças Armadas, mas, devido a restrições orçamentárias, será preciso adiar a compra de novos equipamentos, mas “não por muito tempo”.

O presidente destacou ainda a necessidade de que sejam corrigidos problemas sociais e disse que “o bem-estar do povo e a valorização das Forças Armadas se complementam”. Segundo o presidente “é preciso um povo sadio para ter uma Nação forte”. Ele considerou sua condecoração “um tributo ao processo de mudanças da sociedade brasileira” e disse que as Forças Armadas hoje são exemplo de compromisso democrático.

Lula também pediu aos oficiais das Forças Armadas, durante moço no Comando do Exército, que a comemoração da data de 7 de Setembro tenha mais participação popular. “É importante que se estabeleça um 7 de Setembro com grande participação popular, que o País valorize sua independência. A festa não deve ser apenas uma cerimônia militar, mas de toda a sociedade”, disse o presidente, segundo informou o futuro líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que participou do almoço. Conforme relato do senador, Lula pediu aos militares que promovam um encontro entre a sociedade e as Forças Armadas.

A Ordem do Mérito Militar é a distinção mais elevada conferida pelo Exército, e remonta a 1934. Além de Lula, foram condecorados com a Ordem do Mérito Militar o vice-presidente da República, José Alencar, e o ministro da Defesa, José Viegas. Cerca de 300 pessoas participam do evento, entre militares e civis, incluindo a primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, e a mulher do vice-presidente, Mariza Gomes. Também assistiram à cerimônia os ministros Antônio Palocci, da Fazenda; e José Dirceu, da Casa Civil; além do novo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney; e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.

Voltar ao topo