Lula defende a criação do Estado da Palestina

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem a criação do Estado da Palestina como forma de solução para os conflitos no Oriente Médio. Durante declaração conjunta ao lado do presidente do Conselho de Ministros do Líbano, Rafik Hariri, o presidente Lula disse que o governo brasileiro dá ?firme apoio ao estabelecimento do Estado palestino independente, democrático, coeso e economicamente viável?.

O desejo do presidente brasileiro é que, com a criação do Estado palestino, os árabes possam viver em paz com seus vizinhos, especialmente Israel. ?Isso muito contribuirá para uma solução definitiva e duradoura dos conflitos no Oriente Médio?, enfatizou Lula.
Lula e Rafik Hariri também concordaram sobre a necessidade de reconstrução do sistema multilateral, com revalorização do papel da Organização das Nações Unidas (ONU). ?No caso do Iraque, estivemos também de acordo sobre a importância de apoiar o papel do secretário-geral da ONU e de seu representante especial para aquele país, principalmente com a criação de comissões para que a população iraquiana se pronuncie sobre seu destino?, ressaltou Lula.

Voltar ao topo