Lula critica vazamento de informações e delação

Brasília – Durante a posse do novo diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Mauro Marcelo Lima e Silva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um duro discurso criticando o vazamento de informações na área de inteligência e o que chamou de denuncismo.

Lula condenou funcionários responsáveis por divulgar informações ainda não totalmente apuradas, afirmando que as denúncias só devem se tornar públicas com base em fatos verdadeiros e comprovados. “Pobre do ser humano que compõe essas instituições e que resolve fazer das informações que obtém degrau para subir às custas dessas informações. O grande profissional tem que usar as informações que obtém a serviço do Estado, e não a serviço de sua promoção pessoal”, defendeu o presidente.

Em seguida, Lula criticou o uso pela imprensa das informações vazadas por pessoas de dentro do governo, numa crítica indireta ao episódio noticiado pela imprensa de que havia integrantes do Palácio do Planalto, segundo investigações da Abin, divulgando informações confidenciais do governo.

“No Brasil, muitas vezes assistimos pela imprensa personalidades políticas, empresariais e sindicais, mesmo no meio de vocês, da Polícia Federal ou da Receita Federal, figuras que são difamadas pela imprensa com informações precipitadas, com o nome achincalhado pelos quatros cantos do País. E depois não se prova nada e ninguém pede desculpa pelo estrago feito. Muitas vezes esse denuncismo não contribui com a democracia, como alguns pensam. A denúncia só pode se tornar pública quando estiver embasada em fatos verdadeiros e totalmente comprovados”, afirmou Lula.

Lula disse ainda que o servidor da Abin tem que ser extremamente profissional e que no exercício de sua função deve ser apartidário. “Pobre do governo que não tiver as informações adequadas para tomar as decisões que tem que tomar. No exercício da função, vocês não devem pertencer a nenhum partido político, crença religiosa e nem dizer para que time torcem. Mesmo que torçam de preferência para o Corinthians em São Paulo e para o Vasco no Rio”, brincou Lula.

O presidente disse ainda que foi uma decisão acertada criar a Abin em 1999 e que o desafio agora é acabar com a desconfiança que às vezes existe no seio da sociedade.

Lula aproveitou para fazer um elogio às Forças Armadas, dizendo que as qualidades dos militares brasileiros são personificadas pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix.

Voltar ao topo