Lula confirma concessão do Galeão e Viracopos

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), informou que recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quinta-feira (4) confirmando que o governo federal vai permitir a concessão à iniciativa privada do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Jobim, o Galeão, e do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Cabral está em Londres desde segunda-feira, em missão com empresários e secretários.

O governador propôs ao presidente que o Galeão passasse para a administração privada em razão da candidatura do Rio para as Olimpíadas de 2016. Segundo ele, que chamou o aeroporto de “rodoviária de quinta categoria”, esse ponto teve avaliação negativa do Comitê Olímpico Internacional (COI). O governador considera a questão o pior entrave para a candidatura, superando inclusive a violência na cidade.

Conforme Cabral, Lula afirmou no telefonema que se reuniu com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta semana e que o modelo de concessão deve ser finalizado nas próximas semanas. O processo ficará sob a responsabilidade de Jobim. As informações foram transmitidas pela assessoria de imprensa do governador.