Lula compara eleição de Obama com a de Mandela

A eleição de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos, na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser comparada com a eleição de Nelson Mandela para a Presidência da África do Sul. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (11), em Roma, após almoçar com o primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, Lula falou da importância da eleição de um negro para a Presidência dos Estados Unidos.

“Eu vejo a eleição de Obama para a Presidência dos Estados Unidos como foi a eleição do Nelson Mandela para a Presidência da África do Sul. Isso teve uma grande importância para todo o mundo. A eleição de Mandela ocorreu quando os negros perceberam que eram maioria”, disse Lula, ao lado de Berlusconi, que foi muito criticado na semana passada por ter chamado Obama de “bronzeado”.

Símbolo da luta contra o apartheid, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, país com grande maioria negra colonizado pelos ingleses. Mandela governou o país de 1994 a 1999.

Para Lula, o que de mais importante que aconteceu no mundo depois da deflagração da crise econômica foi a eleição de Barack Obama. Mais cedo, em um encontro com sindicalistas, Lula comparou o feito com sua própria história.

“Não é qualquer coisa eleger um negro como presidente dos Estados Unidos. Como não foi qualquer coisa o Brasil eleger um torneiro mecânico ou a Bolívia eleger um índio ou o Paraguai eleger um bispo da Igreja Católica para presidente”, disse.

Tanto Berlusconi quanto Lula reconheceram que a responsabilidade de Obama é muito grande. De acordo com o presidente brasileiro, a própria crise foi um elemento que motivou sua votação. “Uma das razões pelas quais ele foi eleito foi a própria crise. E eu acho que, inteligente como ele parece ser, se esta crise não for debelada logo, um ano depois vai ficar na responsabilidade dele”, disse Lula.

De acordo com assessores do governo brasileiro, a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos vem trabalhando para articular um encontro de Lula com o presidente eleito para a próxima semana, quando o presidente brasileiro estará em Washington para a reunião do G20. No entanto, ainda não há confirmação se o encontro realmente acontecerá visto que o próprio Obama divulgou, por meio de sua assessoria, que permanecerá afastado das negociações do G20 para evitar o que se chamaria de “posse antecipada”.