Lula comemora entrada na lista de países de IDH elevado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a divulgação do relatório das Nações Unidas que inclui o Brasil na lista dos países com desenvolvimento humano elevado – de 0,800, numa escala de zero a 1. Em discurso no Palácio do Planalto, Lula disse que o índice foi alcançado graças a programas sociais como o Bolsa-Família e fez uma crítica ao Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmando que este, sempre que é solicitado a dar ajuda aos países pobres, impõe, em troca, adoção de metas de ajuste fiscal.

"Nós provamos o contrário. Provamos que é possível uma política fiscal séria com desenvolvimento social. Estamos colhendo o fruto do que plantamos", afirmou o presidente. Ele acrescentou que os países desenvolvidos deveriam investir nos países da África e da América Latina o mesmo que investiram na Espanha, em Portugal, na Grécia e no lado oriental da Alemanha nas últimas décadas. "O que queremos é que o mesmo esforço seja feito para o continente africano e a América Latina", disse.

Lula acrescentou que os países ricos prometeram US$ 1 bilhão para ajudar na reconstrução do Haiti, e até agora o dinheiro não chegou àquele país. "É impossível sustentar a democracia naquele país se as pessoas, lá, não tomam café, não almoçam, não jantam e não têm trabalho", afirmou.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.