Lula cobra ação mais efetiva da força-tarefa para combater o crime

As dificuldades da administração petista do Rio de Janeiro diante da violência crescente no Estado levaram o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, a sair em defesa da governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva e sugerir um encontro do presidente Fernando Henrique Cardoso com os 27 governadores. O objetivo, segundo Lula, seria definir o papel das Forças Armadas no combate ao crime. O candidato cobrou uma ação mais efetiva da força-tarefa formada para atuar no Rio. 

?Vim prestar minha solidariedade à Benedita por conta da segurança pública. Ninguém pode exigir que um governador de qualquer partido político, de qualquer religião, possa em três meses resolver o problema da segurança pública em um Estado importante como o Rio. Agora que acabou o campeonato mundial, que o carnaval está longe, que a força-tarefa diga a que veio o que vai fazer para ajudar?, disse Lula, ao sair de um café da manhã com Benedita, no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo estadual. Benedita assumiu o governo em abril, com a renúncia do candidato do PSB a presidente, Anthony Garotinho.

Para Lula, uma reunião do governo federal com os governadores deveria fixar que tarefa caberia a Marinha, Exército e Aeronáutica. ?Acho que o presidente da República teria que convocar uma reunião de governadores, para definir corretamente se a Marinha vai ter um papel para acabar com o tráfico de armas  se o Exército vai ter um papel, se a Aeronáutica vai fiscalizar os aeroportos clandestinos deste País?, afirmou. 

O candidato disse que a falta de segurança é um problema de vários Estados e criticou os adversários que usam a violência no Estado como arma eleitoral. ?É preciso uma ação combinada com muita vontade política e muita disposição de enfrentar o crescimento da criminalidade no Brasil, e não tentando tirar proveito a três meses da eleição de uma situação que é nacional.?

Voltar ao topo