Chuvas

Lula chega a Santa Catarina para verificar estragos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 15h30 a Navegantes (SC), a 100 quilômetros de Florianópolis. Segundo assessores locais da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konde.

Ainda nesta quarta-feira (26), Lula sobrevoará algumas das áreas castigadas pelas chuvas que há cerca de 60 dias atingem a Região Leste de Santa Catarina. A previsão é de que, se houver condições, o presidente sobrevoe em uma aeronave do Exército as cidades de Gaspar, Blumenau, Ilhota, Navegantes e Itajaí.

Lula ainda irá detalhar a medida provisória assinada nesta quarta e que será publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Segundo a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, R$ 1,18 bilhão será destinado a atender às vítimas das chuvas nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O governo federal também deve liberar mais cerca de R$ 370 milhões para Santa Catarina. Esses recursos serão repassados ao estado pelo Ministério da Fazenda por meio de operações com títulos públicos.