Lula cai e Ciro embola com Serra

Rio

(AG) – A nova pesquisa do Ibope mostra queda de todos os candidatos e a subida de Ciro, roubando votos de todos os concorrentes. Luiz Inácio Lula da Silva, candidato da coligação PT-PL, caiu quatro pontos, de 38% em junho para 34% agora. Já Ciro Gomes, da Frente Trabalhista (PPS-PDT-PTB), sobe sete pontos, de 11% para 18%. Com esse movimento, ele empata com José Serra, candidato governista, da coligação PSDB-PMDB, que perdeu dois pontos percentuais, caindo de 19% para 17%.

Essa é a terceira pesquisa divulgada nos últimos dias que confirma a intensa subida de Ciro e o empate com Serra. Anthony Garotinho, do PSB, perde um ponto e passa para 12%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos dois mil eleitores entre os dias 4 e 7 de julho. A queda de quatro pontos percentuais de Lula já reflete os efeitos das denúncias de cobrança de propina na prefeitura de Santo André, conduzida pelo PT. Na última pesquisa Vox Populi, Ciro e Serra apresentavam os mesmo percentuais obtidos agora no Ibope. De acordo com o Datafolha, Ciro tinha 18% e Serra, 20%.

De acordo com o estudo publicado ontem, o candidato do PPS cresceu tirando votos de todos os outros candidatos, sem polarização. As maiores perdas de Lula para Ciro Gomes são entre os eleitores de 35-49 anos, no eleitorado com Ensino Médio e na faixa de maior renda familiar, acima de 10 salários mínimos. No Sudeste o ganho de Ciro Gomes ocorre igualmente em cima de Lula e de Garotinho. Já no Sul, José Serra perde para Ciro Gomes mais do que Lula Garotinho.

Segundo especialistas em pesquisa eleitoral, o aumento dos indecisos é um sinal de movimentação do eleitor, pois raramente uma pessoa desiste de votar em um candidato e se decide de uma vez por outro. O natural é o eleitor ficar indeciso por um tempo até declarar sua nova opção. O aumento do número de indecisos pode explicar, também, o resultado de pesquisas diárias e internas que vêm sendo feitas pelo PSDB mostrando que Ciro atingiu o novo patamar de intenção de votos e parou de subir.

Ciro já teria capitalizado os dividendos eleitorais de suas primeiras aparições na televisão e, agora, é observado por novos eleitores.

Voltar ao topo