O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para a próxima semana o encontro que teria hoje com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, no Palácio do Planalto. A demissão de Lupi por acumular os cargos de ministro e de presidente do PDT, foi recomendada pela Comissão de Ética Pública, vinculada à Presidência da República. Porém, não há confirmação oficial de que esse tema será tratado na audiência.

continua após a publicidade

Assessores do ministro disseram que Lupi apresentará na reunião um balanço das atividades do ministério no ano passado. Segundo os assessores, a audiência foi adiada porque a compilação dos dados sobre a geração de empregos formais em dezembro registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ainda não ficou pronta, o que inviabilizaria a apresentação das informações. De acordo com pessoas próximas a Lula, ainda não foi definido o dia preciso, mas o encontro deverá ocorrer antes da divulgação dos dados do Caged.

O ofício da Comissão de Ética recomendando a demissão de Lupi foi recebido por Lula no final de dezembro. O ministro tem dito que não haveria violação de ética no fato de acumular os dois cargos e acusa o presidente da comissão, Marcílio Marques Moreira, de defender interesses próprios ao recomendar seu afastamento.

continua após a publicidade