3,9 milhões de inscritos

Locais de prova do Enem 2023 são divulgados pelo Inep; saiba como consultar

Foto ilustrativa: Adobe Stock

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta terça-feira, 24, os locais onde o candidato irá realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Cartão de Confirmação traz informações sobre o número de inscrição, data, hora e local das provas. Acesse aqui a Página do Participante para realizar a consulta.

“O documento, disponível na Página do Participante, contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento por nome social. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias do exame, que acontecerá em 5 e 12 de novembro”, acrescenta o MEC.

Neste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no exame. As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, serão realizadas em 5 e 12 de novembro de 2023. A aplicação da prova começará às 13h30 em ambos os dias, conforme publicação no edital.

Para acessar o cartão, o candidato precisa utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “avançar”. Em seguida, selecione a opção “esqueci minha senha”.

“Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha”, orienta o MEC.

O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), de acordo com o MEC.

A aplicação do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília:

– Abertura dos portões – 12h;

– Fechamento dos portões – 13h;

– Início das provas – 13h30;

– Término das provas 1º dia – 19h.

– Término das provas 2º dia – 18h30.

No primeiro dia, os candidatos realizam as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) – além da redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, os participantes fazem as avaliações de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões). A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

– Data das provas: 05 e 12/11/2023;

– Divulgação dos Gabaritos: 24/11/2023;

– Resultados: 16/01/2024.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



Voltar ao topo