Lixo vira o ponto fraco de Marta Suplicy

São Paulo

– A polêmica licitação para a contratação da empresa de coleta de lixo em São Paulo produziu combustão no debate eleitoral de ontem entre os dois candidatos que polarizam a disputa pela Prefeitura: José Serra (PSDB) e a prefeita do PT, Marta Suplicy, candidata à reeleição. Marcada por várias denúncias de irregularidades no edital, a licitação que permite pagamento de R$ 10 bilhões para a empresa que prestará o serviço nos próximos 20 anos ganhou novos contornos.

De um lado, Serra argumenta que o processo deveria ficar sob responsabilidade do novo prefeito. Marta, no entanto, diz que não serão feitos aditamentos e o processo será acertado até outubro – ainda na sua gestão -, prazo final para os contratos em vigência.

Na quarta-feira, a Prefeitura decidiu desconsiderar a licitação após a empresa Qualix, uma das concorrentes, questionar o processo licitatório judicialmente. A Qualix alega que, ao contrário das demais concorrentes – os consórcios São Paulo Limpeza Urbana, liderado pela Vega, e Bandeirantes 2, liderada pela Queiroz Galvão -, não recebeu os convites para oferecer desconto sobre a oferta apresentada inicialmente. Por conta dos convites, os dois consórcios ofereceram descontos de 2,25% e 4,51%, respectivamente. Agora, os três concorrentes terão oito dias para entregar novos envelopes.

Voltar ao topo