O verão 2016 começou com força total no litoral paulista. A crise econômica, que deixou o preço dos pacotes internacionais menos atrativo, fez com que muita gente optasse por viagens mais curtas e feitas de carro, o que, com o calor, resultou em praias e hotéis lotados neste feriado prolongado. Em Maresias, São Sebastião, a ocupação passa dos 95%, segundo a Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias. Em Santos e no Guarujá, os hotéis mais conhecidos já estão lotados e a previsão é de que a procura se mantenha até o carnaval.

continua após a publicidade

Com temperatura em torno dos 30°C e sol forte, mais de 3 milhões de visitantes devem permanecer somente na Baixada Santista até domingo. As principais praias da região estão lotadas desde o começo da semana, mesmo com alertas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que classificou como impróprias para banho todas as sete praias de Santos. Em São Vicente, somente a faixa da Ilha Porchat foi aprovada. A avaliação foi feita entre os dias 28 e 29 de dezembro.

Em Praia Grande, as praias da Vila Mirim e da Vila Caiçara receberam bandeira vermelha, assim como Perequê e um trecho da Enseada, no Guarujá. O boletim completo mostra que 19 dos 163 trechos monitorados pela Cetesb estão oficialmente vetados para os banhistas. Ubatuba e Ilhabela completam a lista, com três pontos proibidos.

Segundo estimativa das prefeituras do litoral norte, cerca de 1,5 milhão de turistas também devem lotar Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela neste feriado.

continua após a publicidade

Até mesmo as praias mais escondidas estão lotadas, como é o caso da Praia Deserta, em São Sebastião. Com um calor de 38ºC, turistas disputavam um lugar à sombra de uma única árvore existente no local nesta quinta-feira (31).

Na Martim de Sá, em Caraguatatuba, não era mais possível achar lugar na areia desde as 10 horas. “Andei muito para encontrar esse espacinho aqui”, contou a secretária Ana Paula Freitas, de 22 anos, apontando para sua cadeira. “Amanhã vou vir mais cedo para encontrar lugar.”

continua após a publicidade

Com população quase quadruplicada na temporada, os quatro municípios do litoral norte se veem diante de produção de lixo em larga escala e descarte inadequado nas ruas. O verão nem bem começou e as lixeiras já estão transbordando em quase todas as praias de São Sebastião. Em Barequeçaba, o lixo fica na areia e acaba levado para o mar. Na Praia de São Francisco, há diversas residências sem coleta e, em Caraguatatuba, o problema foi constatado nas praias Martim de Sá, Prainha, Indaiá, Porto Novo, Massaguaçu, Cocanha e Mococa. A situação é semelhante em Ilhabela.

As assessorias de imprensa das prefeituras não foram localizadas nesta quinta-feira (31).

Copacabana

De acordo com a Riotur, 857 mil turistas estão no Rio para as festas de fim de ano. A movimentação na economia, conforme essa estimativa, é de US$ 686 milhões (R$ 2,7 bilhões). A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RJ estima que a ocupação dos hotéis de Copacabana e do Leme esteja em 90% e em 94% em Ipanema e no Leblon.

Nesta quinta-feira pela manhã, moradores e turistas levavam flores para saudar Iemanjá e fazer pedidos para o ano-novo. O calçadão de Copacabana e as ruas do bairro estavam cheias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.