Líderes da igreja Renascer vão responder a processo por evasão de divisas

São Paulo – Os pastores Estevam Hernandes Filho e Sonia Haddad Moraes Hernandes, líderes da Igreja Renascer em Cristo, serão processados por evasão de divisas e falsidade ideológica.

O juiz Márcio Rached Millani, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, especializada em crimes contra o sistema financeiro, aceitou na segunda-feira (28) a denúncia feita pela o Ministério Público Federal (MPF) contra os dois e os incluiu como réus de uma ação penal que será analisada pela Justiça brasileira.

Segundo um comunicado divulgado nesta quarta-feira (30) pelo MPF, os pastores terão de explicar por que não declaram os US$ 56.467 que levavam na bagagem quando viajaram de São Paulo para Miami, nos Estados Unidos, em janeiro do ano passado.

De acordo com o MPF, a Lei 9.069, de 1995, prevê que, tanto na entrada quanto na saída do país, é obrigatório declarar à Receita Federal o porte de moeda estrangeira quando o montante supera o equivalente a R$ 10 mil.

Na ocasião da viagem, o casal foi revistado no aeroporto de Miami e preso pela polícia norte-americana, que encontrou parte dos dólares não-declarados em uma bíblia e em um porta-CDs. Os pastores foram condenados pela Justiça dos EUA por ?contrabando de dinheiro? e atualmente cumprem pena no país.

Segunda a Justiça brasileira, o casal deve ser interrogado em junho deste ano. Não foi informado, no entanto, quais serão as medidas necessárias para que eles sejam ouvidos, já que o casal não pode deixar os EUA.Em nota divulgada pela assessoria imprensa da Igreja Renascer, os pastores informaram estar ?surpresos? com a notícia sobre o processo.

Na nota, o advogado do casal, Flávio Borges D?Urso, afirma que a acusação do Ministério Público Federal não procede. ?O problema enfrentado pelo casal dos EUA já foi alvo de acordo com o governo norte-americano. Isso que resultará na resolução definitiva do mesmo, não devendo ter ele qualquer repercussão adicional no Brasil?, diz o texto.

Estevam Hernandes e Sonia Hernandes respondem também a um outro processo no Brasil, por sonegação de impostos. Na ação, a empresa RGC Produções, que pertence ao casal, teria omitido depósitos recebidos de origem desconhecida para pagar menos tributos.

Voltar ao topo