Líder do governo e PTB também querem recriar CPMF

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), e do PTB na Casa, deputado Jovair Arantes (GO), disseram nesta quinta-feira (10) que os partidos da base aliada pretendem apresentar em fevereiro uma proposta de emenda constitucional (PEC) para recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e direcionar sua receita integralmente para o setor da saúde. Fontana defendeu uma alíquota de 0,20% para o chamado imposto do cheque.

Segundo Fontana, a proposta de recriação da CPMF deverá ser incluída na discussão da proposta de reforma tributária que o governo encaminhará ao Congresso em fevereiro, ao final do recesso parlamentar. O líder do PTB, Jovair Arantes, afirmou também que "a base aliada está disposta a propor que a CPMF não caia no vazio".

Ao comentar as propostas do governo de promover cortes de despesas previstas no Orçamento, como forma de compensar parte das perdas que terá com a extinção da CPMF, Fontana admitiu que é difícil fazer essas reduções. "Não é fácil fazer os cortes. Entendemos que devem ser feitos, por meio do diálogo entre o governo e a oposição. Temos que ter muita responsabilidade com o equilíbrio fiscal", disse Fontana.

Os dois deputados fizeram as declarações ao final da reunião em que líderes dos partidos aliados ao governo discutiram com os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, os cortes que serão feitos em despesas previstas no Orçamento deste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.