Líder arrozeiro diz que tiros contra índios foram revide a flechadas

O líder dos arrozeiros de Roraima, Paulo César Quartiero, disse nesta segunda-feira (5) em entrevista à Agência Brasil que seus funcionários dispararam tiros contra índios em defesa a uma tentativa de invasão fazenda Depósito, de sua propriedade, que fica dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

De 50 a 100 índios invadiram a fazenda e meu pessoal foi pedir para que se retirassem. Eles chegaram atirando flechas e aí houve o confronto, alegou Quartiero. Também estamos com seis feridos em Pacaraima [município vizinho reserva, onde Quartiero é prefeito], acrescentou. 

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) divulgou nesta segunda-feira (5) nota informando que dez índios da reserva teriam sido baleados por jagunços do líder dos arrozeiros Paulo César Quartiero.

O arrozeiro disse que os índios aproveitaram a desmobilização de seu grupo após a suspensão da Operação Upatakon 3, que visava retirar os não-índios da reserva. Ele afirmou que aguarda uma manifestação favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a permanência dos produtores na área, mas garantiu que não aceitará agressões: Com certeza nós vamos nos defender.

Quartiero defende que a manutenção da ordem e da paz social na reserva seja feita pelo Exército brasileiro, pois vê ressalvas no trabalho da Polícia Federal na região.

A PF está comprometida porque é parcial e só enxerga o lado dos índios. É uma polícia política, que protege o interesse do rei, afirmou.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.