Legislação não define modalidades para as aulas de Educação Física

A legislação obriga as escolas a oferecerem a Educação Física no ensino fundamental e médio, mas não definem os tipos de atividades que devem ser praticadas. O Ministério da Educação já publicou documentos que trazem sugestões de abordagens didáticas sob aspectos físicos, sociais, culturais, entre outros.

O predomínio de alguns esportes coletivos – como futebol, vôlei, handebol e basquete – está ligado à tradição do ensino da disciplina no País. No regime militar, a ideia era incentivar a Educação Física para tornar o Brasil uma potência esportiva. Por falta de infraestrutura das escolas, a aposta foi nessas quatro modalidades, que exigem menos espaços e equipamentos. Mais tarde, a Educação Física passou por transformações, com mais discussões sobre o papel da disciplina na formação individual.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.