Laudo aponta que balanço de hotel tinha falhas na instalação

O laudo sobre o acidente que levou à morte uma menina de quatro anos no playground do Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro (a 184 km de São Paulo), no dia 23 de julho, indica que o brinquedo tinha falhas de instalação e que a madeira estava em estágio avançado de deterioração.

Inês Schaller, 4, estava no balanço com outra criança e um monitor do hotel, Davi Rodriguez Ruivo Fernandes, quando a viga superior do brinquedo caiu sobre seu tórax. Ela foi enterrada na semana passada. Os pais dela moram na França e estavam passando férias no Brasil. A mãe da garota, Maria Izabel Gomes Pereira, foi ouvida pela polícia e disse que não estava no local na hora do acidente.

Segundo o perito Jefferson Willians, que entregou o laudo à Polícia Civil, na extremidade em que a viga superior se unia ao restante do brinquedo havia apenas um pino de metal, enquanto a regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) prevê no mínimo dois pinos para esse tipo de equipamento – o que garante maior sustentação e poderia evitar a queda da viga.

“Essa foi uma das falhas da construção do brinquedo, embora não tenha sido a causa direta do acidente”, afirmou o perito. Ele disse ainda que se a madeira não estivesse deteriorada “no ponto crítico de encaixe” o acidente provavelmente não teria acontecido.

Willians descartou que a presença do monitor no balanço tenha provocado o acidente. “O eventual uso inadequado do brinquedo não causou o fato, e sim a estrutura fragilizada”, disse.

O perito já havia dito que, apesar de estar envernizada e aparentar boas condições, a madeira tinhas fibras se desfazendo e até uma raiz de planta na parte interna. “A folhagem poderia indicar para as pessoas um problema naquela região do brinquedo, mas ela foi arrancada recentemente”, disse.

O monitor e o subgerente do Grande Hotel, Felipe Riemma, prestaram depoimento no início desta semana. Segundo o advogado do hotel que representa os dois, Cid Vieira de Souza, foram apresentadas à polícia notas fiscais que comprovam manutenção recente feita por uma empresa terceirizada no playground, o que, segundo ele, isentaria o hotel de responsabilidade sobre o caso.

Em nota, o Grande Hotel São Pedro já tinha informado que em 2011 realizou uma reforma completa no playground e que o local passa por checagens de um gestor. Não foi informado o nome da empresa contratada para fazer manutenção no equipamento.

Voltar ao topo