Landin terá que esclarecer denúncias

O corregedor-geral da Câmara dos Deputados, deputado Barbosa Neto (PMDB-GO), enviou convite ao deputado sem partido Pinheiro Landim (CE), ex-PMDB, para que esclareça denúncias sobre seu suposto envolvimento com o tráfico de drogas. O encontro foi marcado para amanhã, às 10h. Pinheiro Landim se reelegeu, em outubro deste ano, para o quarto mandato consecutivo.

A corregedoria-geral da Câmara já havia enviado ofício ao Supremo Tribunal Federal e à Polícia Federal solicitando informações, documentos e fitas gravadas nos últimos três anos, com autorização da Justiça, que sugerem o envolvimento de Pinheiro Landim com a quadrilha de traficantes chefiada por Leonardo Dias Mendonça, sócio de Fernandinho Beira-Mar. De acordo com as gravações, Landim ajudava a obter habeas-corpus para Leonardo e outros traficantes. O STF já encaminhou informações sobre o caso à Câmara.

Barbosa Neto disse que o pedido de informações faz parte da sindicância da Corregedoria da Câmara para apurar as denúncias, mesmo não havendo qualquer representação na Casa contra Pinheiro Landim. Segundo o corregedor, a análise e o parecer que serão feitos a partir do material recebido do STF e da Polícia Federal poderão ser encaminhados ao Conselho de Ética da Câmara, que poderá convidar o deputado a dar explicações sobre o caso.

Voltar ao topo