Justiça suspende nomeação de nova reitoria da PUC-SP

Uma liminar obtida hoje pelos alunos de Direito da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) suspendeu a nomeação da reitora da universidade Anna Maria Marques Cintra.

Ela, apesar de ter ficado em terceiro lugar em uma eleição entre alunos, funcionários e professores acabou sendo nomeada reitora por dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e grão-chanceler da PUC.

O juiz, segundo Paulo Lopes, advogado do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito, entendeu que, na prática, o Conselho Universitário precisa ser ouvido neste caso.

No dia 29 de novembro, o Conselho Universitário aprovou, por maioria absoluta, um parecer com efeito suspensivo da posse de Anna Cintra.

De acordo com Lopes a decisão do conselho foi tomada com base nos documentos assinados pelos três candidatos, que dizia que eles só tomariam posse se ficasse em primeiro lugar nas eleições.

Na época, os estudantes entregaram ao conselho recurso questionando a nomeação dela para o cargo. O mérito do documento não chegou a ser votado, pois o conselheiro Vidal Serrano, professor da Faculdade de Direito, pediu vistas.

Sessão extraordinária

Pela manhã, os estudantes impediram que sessão extraordinária do conselho universitário acontecesse. A reunião, que estava prevista para começar às 8h30 em uma sala do campus de Perdizes, na zona oeste da capital paulista, tinha sido convocada pela Secretaria Geral da Reitoria.

Em protesto, os estudantes deitaram no chão na porta da sala onde o conselho universitário se reuniria e impediram que a reunião fosse realizada. Anna Cintra seria representada pelos professores José Eduardo Martinez, vice-reitor, e Maria Margarida Cavalcanti Limena, pró-reitora de graduação.

De acordo com Gabriela Freitas, estudante de psicologia e representante da comissão de comunicação da greve, a manifestação foi pacífica.

O Consun é composto pelo reitor e vice-reitores, pelos diretores gerais dos centros universitários, por um representante de cada centro universitário, por um representante dos órgãos administrativos, por dois representantes da comunidade, por representantes dos estudantes, pelo presidente da coordenadoria geral da pós-graduação e por um membro do Instituto de Estudos Especiais.

Voltar ao topo