Justiça ordena a prisão de secretários de saúde do Rio

A Justiça do Rio ordenou nesta quinta-feira, 18, a prisão dos secretários municipais de Saúde do Rio, Daniel Soranz, de Niterói (Região Metropolitana), Solange Regina de Oliveira, e de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), Camillo Léllis Junqueira.

Segundo o juiz Eduardo Oberg, da Vara de Execuções Penais, eles descumpriram uma decisão judicial emitida em dezembro passado pela própria Vara de Execuções Penais que determinava, no prazo de 60 dias, a transferência de pacientes que estavam presos e cumpriam pena no Hospital Psiquiátrico Henrique Roxo, em Niterói, para unidades de saúde comuns. Eles deveriam ser transferidos porque já cumpriram a pena. A multa por dia de descumprimento da decisão é de R$ 10 mil.

A solicitação para que os pacientes fossem transferidos partiu da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). Segundo o requerimento, os pacientes permaneciam abrigados nos hospitais psiquiátricos porque não possuem mais laços com parentes, que os rejeitaram ou morreram.

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, foi levado para a 6ª DP (Cidade Nova), segundo policiais civis, mas deve ser liberado após prestar depoimento. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio ainda não se manifestou sobre o caso, assim como as pastas da Saúde de Niterói e Duque de Caxias.

Voltar ao topo