Justiça aceita denúncia contra Belo

A juíza Rute Viana Lins, da 34.ª Vara Criminal do Rio, aceitou denúncia do Ministério Público contra o pagodeiro Marcelo Pires Vieira, o Belo. Ele responderá pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas. Belo entregou-se à Justiça no dia 5 de junho e, desde então, está preso na Delegacia Anti-Seqüestros (DAS), no Leblon, zona sul.

Ele divide uma cela de seis metros quadrados com sete detentos – um traficante que é comparsa de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e quatro integrantes da quadrilha que seqüestrou a atriz Vanessa Bueno. O caso corre em sigilo e envolve também o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, acusado de ter executado o jornalista Tim Lopes.

Em conversa telefônica interceptada pela polícia com autorização da Justiça, no dia 4 de abril, Belo conversa com o traficante Valdir Ferreira, o Vado, do Complexo do Jacarezinho. Segundo a polícia, Vado pede R$ 11 mil ao cantor para comprar cocaína e, em troca, Belo quer receber um fuzil AR-15. O processo, que originalmente envolve 21 pessoas, foi dividido em dois pela juíza, pois apenas 12 dos acusados estão presos.

A juíza negou o pedido dos advogados de Belo para que ele respondesse à Justiça em separado. No seu processo, o cantor está ao lado de criminosos conhecidos, como Márcio José Guimarães, o Tchaca; Marcos Vinícius da Silva, o Lambari; Nei France da Silva Nunes, o Nei Sapo; e Fábio Pinto dos Santos, o Fabinho do São João. Também estão presos Aleksandro da Silva, Anderson Goulart, Paulo Sérgio Pereira Escardino, Martha Rocha Pereira, o ex-líder comunitário do Jacarezinho Antônio Carlos Ferreira Gabriel, o Rumba, e o ex-PM Jucimar Pereira de Carvalho, o Velho, e Pedro Henrique Costa Peixoto.

Também hoje a 7.ª Câmara Criminal recebeu o décimo pedido de habeas-corpus para o cantor. O nono foi apresentado na quinta-feira. Ambos estão sendo apreciados pelo Ministério Público e serão julgados na terça-feira.

A polícia ainda trabalha na captura de Vado, Elias Maluco, Marcio da Silva Matos, o Marcinho Muleta, Luiz Carlos Caetano Rodigues, o Lorinho do Rato Molhado, André Anchieta Duarte, o Menininho, Wallace Nascimento Brito, o Mucão, Marcelo Castro Moreira, Robson Lins Silva e Alexandre Luiz de Castro Júnior.

Voltar ao topo