Jurista de Minas Gerais é a 2ª mulher no STF

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Lula cumprimenta Cármen Lúcia Antunes Rocha: defensora do programa Fome Zero.

Numa cerimônia prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à reeleição, e por políticos de vários partidos, tomou posse ontem como ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) a jurista mineira Cármen Lúcia Antunes Rocha. Segunda mulher a ocupar uma cadeira no STF, Lúcia tem forte atuação na área social.

Nomeada por Lula para o Supremo Tribunal, recentemente, ela defendeu o programa Fome Zero e disse que as decisões judiciais têm de ser compreendidas por toda a população. ?Toda vez que eu der um voto, vou pensar se a d. Joana, de Espinosa (cidade natal dela), entenderá?, afirmou, na semana passada.

Ontem, Lúcia não deu declarações. A posse foi rápida. Durou cerca de 20 minutos. Conforme manda a tradição, não foram feitos discursos. ?O seu histórico profissional, seja como procuradora, seja como uma brilhante professora universitária, nos dá a certeza de que o seu desempenho nesta corte trará o brilho invulgar da sua inteligência e uma extraordinária capacidade de trabalho?, afirmou na solenidade a presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie Northfleet.

Compareceram à posse ministros de Estado, como o da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, governadores, como o de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à reeleição, e parlamentares. Antes de integrar o tribunal, a jurista foi procuradora do Estado. Na gestão do ex-governador Itamar Franco (PMDB), Lúcia ocupou o cargo de procuradora-geral.

Voltar ao topo