Juízes federais e trabalhistas prometem parar nesta semana

Os juízes federais e trabalhistas prometem fazer uma paralisação nos dias 7 e 8 de novembro para reivindicar aumento de salário. O salário inicial dos juízes é de R$ 21,8 mil.

As categorias pedem um reajuste de 28,86%. Neste ano, o governo ofereceu aumento de 15,8% para todas as categorias dos servidores federais. Os juízes também afirmam que vão “boicotar” a Semana Nacional de Conciliação, que começa no dia 7 e termina no dia 14 de novembro.

O movimento é organizado pela Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) e pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), que afirmam representar cerca de 5.000 magistrados.

De acordo com a Ajufe, 50% de seus associados aprovaram, em outubro, a paralisação. As associações afirmam receber “tratamento discriminatório” em relação aos juízes estaduais e dizem viver um processo de “desvalorização” da magistratura.

Em novembro do ano passado, as mesmas categorias fizeram uma paralisação de um dia. Segundo a Anamatra, 80% dos juízes aderiram ao movimento. A estimativa foi de 20 mil audiências remarcadas na Justiça do Trabalho.