Juízes criticam ação de Conselho sobre reforma

Brasília

  – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) pode frustrar as expectativas do governo e da sociedade em relação à reforma da Previdência. Na avaliação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o conselho dificilmente produzirá uma proposta consistente para mudar a Previdência. Em nota divulgada pelo correio eletrônico, a associação argumenta que o cronograma do conselho é insuficiente para aprofundar as discussões e estabelecer os princípios fundamentais das mudanças . A nota informa que estão marcadas apenas duas reuniões, nos dias 12 e 25 de março, antes da apresentação do relatório final, prevista para dois de abril. “Diante da multiplicidade de visões presentes no conselho e da complexidade do tema, o cronograma é absolutamente insuficiente, o que redundará na produção de um resultado deficiente”, disse o presidente da AMB, Claudio Baldino Maciel. “A atuação do Conselho poderá servir somente como justificação de proposta já existente porque o projeto de lei n.º 9 já foi encaminhado para a comissão especial criada na Câmara”, acusa o dirigente, referindo-se ao projeto de lei complementar que institui o teto dos benefícios para os novos servidores públicos e autoriza estados e municípios a criarem os fundos de pensão complementar.

PF teme “corrida”

Brasília

(AE)- A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) são dois dos órgãos da administração direta que já detectaram que este ano a corrida pela aposentadoria poderá ser maior do que nos anos anteriores. A previsão da Política Federal é de que pelo menos 30% de seu pessoal entrará na inatividade, enquanto que no Ibama este número será superior a 25%.

Em função disso, o Ibama já alertou o Ministério do Meio Ambiente sobre a necessidade de contratar, o mais rápido possível, 500 novos funcionários. Para evitar um quadro que possa comprometer a atuação da PF, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, pediu à Casa Civil da Presidência da República a realização, em caráter excepcional e de urgência, de um concurso público para a contratação de cinco mil pessoas. Destas, três mil para atuar diretamente no combate ao crime e outras duas mil para a área administrativa. Segundo a cúpula da PF, serão cinco mil novos agentes em ação. “Os dois mil cargos administrativos serão criados para substituir os agentes e delegados que hoje estão exercendo funções burocráticas”, afirma o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda. das novas tarefas, seriam necessários hoje em torno de 18 mil policiais na ativa, mas eles atualmente não passam de sete mil.

Voltar ao topo