Juizados especiais nos aeroportos funcionarão até o final de março

Brasília – Com embarque marcado para as 7h30 desta quinta-feira (31) com destino a São Paulo, pela TAM, a passageira Carolina Costa, de Brasília, teve o vôo cancelado. Para tentar resolver o problema, ela recorreu ao Juizado Especial no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Hoje (31) seria o último dia que o juizado funcionaria no local. No entanto, por causa do carnaval e a Semana Santa, o serviço continuará até o dia 31 de março. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), está previsto um aumento de 10% no fluxo de passageiros no aeroporto de Brasília em relação ao carnaval do ano passado.

Segundo a coordenadora do Juizado Especial do aeroporto de Brasília, Daniella Torres, apesar da extensão do prazo de funcionamento do posto, o número de passageiros que procuram os direitos é pequeno. ?Num vôo de 115 pessoas, que dá algum problema, por exemplo, no máximo 20 procuram a gente e ainda desistem de proceder até o final?, explicou.

Em casos de atrasos ou cancelamentos de vôos, ressalta Torres, as companhias aéreas preferem ser processadas a entrarem em acordo com os passageiros. ?Às vezes, as companhias preferem mandar para a justiça, para ver no que vai dar?, explicou.

Foi o que ocorreu com a passageira da TAM. ?A empresa não quis nenhum acordo, porque a política brasileira permite quatro horas de atraso. Se as penalidades fossem mais severas, as companhias não se sentiriam no direito de atrasar tanto?, declarou Carolina. Até o fechamento desta matéria, a TAM não quis se pronunciar sobre o cancelamento do vôo e o motivo de não ter aceitado acordo com a passageira.

Daniella Torres informou que o número de atrasos e cancelamentos diminuiu em relação às festas de fim de ano. Ela informou que o fluxo no aeroporto, para o carnaval, começou a aumentar na segunda-feira (28).

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) houve um aumento de 8,24% no ano passado no movimento de passageiros nos 67 aeroportos administrados pela empresa. Em 2007, foram 110,6 milhões de passageiros, contra 102,1 milhões em 2006.

Voltar ao topo