Juíza francesa bloqueia dinheiro de Maluf

Paris – A juíza francesa Marivonne Caillibotte, responsável pelo serviço de comunicação do Tribunal de Grande Instância de Paris, disse ontem que o dinheiro do ex-prefeito e ex-governador de São Paulo Paulo Maluf, depositado no Crédit Agricole, em Paris, vai ficar bloqueado durante todo o processo de investigação da Justiça francesa. A juíza, que é responsável pelo serviço de comunicação do Tribunal de Grande Instância de Paris, explicou que o dinheiro, que totaliza cerca de US$ 1,8 milhão, pode ficar bloqueado “durante meses e até mesmo vários anos, dependendo das investigações”.

A juíza citou como exemplo um caso ligado ao banco Crédit Lyonnais, que tramitou na Justiça durante 14 anos. Segudo Caillibotte, o Tribunal de Paris considerou importante bloquear imediatamente o dinheiro para evitar que a quantia deixasse eventualmente o território francês. O juiz Henri Pons, do pólo financeiro do Tribunal de Paris, é o responsável pela ação em andamento, que investiga a conta do ex-governador no Crédit Agricole. Foi em razão da ordem de convocação para prestar depoimento, assinada pelo juiz Pons, que Maluf foi detido na quinta-feira pelos policiais do escritório central da agência de repressão a crimes financeiros, em Nanterre, na periferia de Paris, sob suspeita de lavagem de dinheiro.

De acordo com Caillibotte, o juiz Pons determinou que a denúncia investigada no inquérito é “lavagem de dinheiro em bando organizado”. “O senhor Maluf não está visado especificamente. É por isso que ele foi liberado ontem à noite (quinta-feira) e tem liberdade de circulação”, afirma. A juíza diz ainda que Pons preferiu classificar a ação de lavagem de dinheiro em bando organizado para investigar se as somas não pertenceriam também a outras pessoas.

“Mas, durante as investigações, o juiz Pons poderá mudar a qualificação da ação, que pode se transformar em roubo, abuso de bens sociais ou fraude”, disse. Quando terminar o chamado processo de instrução, o juiz Pons decidirá sobre o mérito ou não de uma ação penal. Se considerar que as informações comprovam algum delito, Pons pedirá a abertura de inquérito contra o acusado e enviará o caso ao Tribunal de Paris para o início de um processo penal. Segundo Caillibotte, as penas na França para lavagem de dinheiro podem chegar a dez anos de prisão.

A polícia francesa também fez questão de esclarecer ontem que Maluf não se apresentou de forma espontânea e por livre vontade, anteontem, em Paris, ao Serviço Central para a Repressão Financeira, conforme ele alegou. Ele foi interpelado por agentes desse serviço no quadro da instrução das investigações que estão sendo feitas por suspeita de lavagem de fundos.

Voltar ao topo